Os celulares corporativos estão repletos de informações importantes que precisam ser guardadas em segurança. Confira como:
Os smartphones se tornaram ferramentas completas com a grande capacidade de armazenamento de dados, além das outras funções como acesso a internet, agenda e claro, realização de chamadas. Por isso, é cada vez maior a tendência de uso de celulares corporativos, quase substituindo computadores.
Desta forma, é necessário garantir a segurança de todos os dados contidos nesse pequeno dispositivo, mas você sabe a maneira correta de fazer isso? Nós vamos te ensinar!
Instale um antivírus
Sim, o bom e velho antivírus ainda é muito útil para prevenir invasões à dispositivos. Eles estão disponíveis em diversas versões, por meio de aplicativos pagos ou gratuitos.
Instalando um antivírus, você terá a verificação automática de todos os arquivos que chegam ao aparelho, remoção de mídias infectadas e também detecção de aplicativos maliciosos que tentam se instalar.
Para garantir, opte por marcas conhecidas no mercado e mantenha o app sempre atualizado.
Utilize as configurações de segurança nativas
Muitos não sabem ou até mesmo acabam esquecendo. Mas o celular já vem com uma série de recursos que garantem a segurança do aparelho, basta habilitar. Algumas delas são:
- Manter o software sempre atualizado, pois ele contém pacotes de segurança que reduzem riscos;
- Configure o aparelho para permitir que somente aplicativos de lojas oficiais sejam instalados, reduzindo a chance de apps maliciosos entrem no celular corporativo;
Outra medida de segurança, mas que deve ser considerada apenas em casos extremos, é o hard reset. Ele apagará tudo o que existe no celular corporativo e é um caminho sem volta!
Use uma ferramenta de MDM
O MDM – Mobile Device Management é uma ferramenta de Gerenciamento de Dispositivos Móveis. Este recurso permite que os administradores dos aparelhos decidam que aplicativos poderão ser instalados e restringir o acesso a sites potencialmente perigosos, o que reduz muito a chance de contaminar os celulares corporativos.
Outro recurso interessante é que ele permite que o gerenciador acompanhe o trabalho dos colaboradores, permitindo ganho de produtividade.
Melhore a segurança evitando situações de risco
Além de aplicativos, alguns hábitos saudáveis de uso também contribuem para evitar que a segurança do aparelho, e das informações contidas entrem em risco.
- Não empreste o celular corporativo;
- Não abra links suspeitos;
- Faça download apenas de arquivos conhecidos;
- Não conecte em redes móveis públicas, prefira utilizar plano de dados móveis;
- Fique atento aos sites acessados e aos aplicativos que baixa.
Se você e seus colaboradores adotarem estes hábitos simples, fica muito mais fácil prevenir que os dados da sua empresa sejam expostos a situações de risco. Em uma era onde a tecnologia está literalmente na palma da mão, a segurança deve ser redobrada.
Comentários recentes