Em nosso primeiro post, explicamos o que é o protocolo BIMI, como é seu funcionamento e por que adotá-lo.

Agora vamos mostrar que além do enorme ganho em segurança que as empresas terão ao adotar o BIMI, também serão aumentadas as exposições positivas das marcas.

A adoção do BIMI por parte das empresas irá requerer determinado esforço. Algumas etapas deverão ser cumpridas até que os destinatários de e-mail passem a visualizar a logomarca das empresas em sua caixa de entrada.

Dependendo do cenário de cada empresa (infraestrutura de e-mails, políticas de segurança da informação, registro de marca), o projeto de certificação BIMI pode ser extremamente barato como pode custar milhares de reais. Esse custo não vem diretamente da certificação, mas sim do investimento para atender cada requisito necessário.

Espera-se que as empresas tomem a iniciativa de implementar o BIMI assim que percebam que esse investimento será pago ao longo do tempo também por meio de impressões adicionais da logomarca e maior reconhecimento e confiança de sua marca.

Algumas das principais vantagens que as marcas obtêm do BIMI incluem:

  • Impressões: as empresas têm o potencial de “bilhões de impressões gratuitas de marca” em aplicativos de terceiros onde hoje elas não conseguem, o que leva a um maior reconhecimento e retorno da marca. E o melhor de tudo isso é que a exibição da marca será associada a segurança, a confiabilidade.
  • Controle: as marcas podem controlar suas próprias logomarcas em vez de entrar em contato com os provedores de serviços da Internet para que manualmente atualizem as logomarcas.
  • Segurança: as marcas serão vítimas de menos ataques de personificação pois terão implantado o protocolo DMARC que é o único que barra esse tipo de ataque.
  • Automação e centralização: os logotipos da marca são atualizados automaticamente por e-mail e plataformas móveis, o que oferece às empresas flexibilidade para usar logotipos diferentes para diferentes fins em aplicativos de terceiros em tempo real.
  • Engajamento: como os destinatários entenderão que a presença da logomarca significa que o e-mail foi autenticado e a mensagem é realmente da marca, as aberturas, os cliques e o envolvimento geral da marca devem aumentar. Os usuários não ficarão mais com medo de abrir os e-mails das marcas que adotarem o BIMI.
  • Entregabilidade: A entrega dos e-mails das empresas sofrerá grande incremento. Em um primeiro momento devido a implantação do protocolo DMARC (requisito para o BIMI), pois os servidores de destino de e-mail confiam nos e-mails que tem esse protocolo configurado. Em um segundo momento como já comentado, após o e-mail chegar na caixa de entrada do destinatário, a motivação desse usuário em abrir o e-mail também será aumentada pois confiará que o remetente é realmente quem diz ser.
  • ROI: a autenticação aumenta a percepção da confiança da marca, o que aumenta a confiança do consumidor na marca e deve levar a um retorno maior dos investimentos em marketing como um todo.

Lembre-se que o BIMI não é um serviço de autenticação de e-mail mas sim a forma de mostrar aos destinatários que o e-mail recebido é autêntico mostrando dessa forma a logomarca registrada do remetente autenticado.

Saiba mais sobre a certificação BIMI em certbimi.com

O que vem por ai?

Embora só esteja disponível para o Yahoo Mail, o Gmail pode liberar o uso do BIMI no final de 2020 ou início de 2021. A tendência é que outros serviços de e-mail também o adotem em breve.

Agora é, portanto, um bom momento pra garantir que as atividades de mudança da política do DMARC para o modo rejeição ou quarentena sejam concluídas. Para isso a MANAGERONE pode ajudar agora mesmo. Saiba como.

Outra iniciativa que deve ser tomada é verificar o registro da logomarca da empresa. Verificar se alguma adaptação é necessária para atender aos requisitos BIMI.

Imagine a sua marca na caixa de entrada dos seus clientes e parceiros e bons trabalhos!

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