A internet revolucionou centenas de procedimentos e sistemas, enviando em questão de segundos, informações que poderiam levar dias, horas ou até meses para serem recebidas. Com o avanço da tecnologia e redes de internet cada vez mais rápidas, muitos processos foram realocados para o mundo digital, se tornando lar de informações sensíveis que precisam ser protegidas a todo custo de possíveis invasores. 

Você com certeza já deve ter se deparado com alguma notícia onde um grupo de hackers invadiu sistemas empresariais, bancários ou até mesmo governamentais causando caos e prejuízos financeiros. Somente no primeiro trimestre deste ano ocorreram 1,6 bi de ataques cibernéticos no Brasil! Para evitar estas situações existe a cibersegurança. 

Afinal, o que é cibersegurança?

A cibersegurança é composta por um conjunto de mecanismos de defesa criados para proteger informações vulneráveis da sua empresa e clientes, armazenados no ambiente digital. O principal foco é deixar todos estes dados a salvo de crimes digitais que podem trazer incontáveis prejuízos. Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez mais frequente da internet, a tendência é que em breve estejamos na era da Indústria 4.0. Este conceito é conhecido pela troca e registro de informações que sejam interligados por meio de sistemas de nuvem, IoT (Internet das Coisas) e sistemas ciber-físicos. 

Por isso é essencial que cada vez mais empresas estejam preparadas para lidar com esta nova realidade, criando barreiras de segurança cada vez mais eficazes. 

Quais são as principais ameaças?

Eles já são velhos conhecidos para quem trabalha na área de TI mas continuam causando problemas pois a cada dia, novas versões são criadas e propagadas. 

Os chamados malwares se infiltram nos sistemas e multiplicam-se rapidamente. Por este motivo, são chamados de vírus. Eles são responsáveis por causar prejuízos e roubar informações. Existem também os worms que tem características muito similares e são considerados os principais problemas neste setor. Quando falamos em segurança aplicada à indústria, estamos enfrentando basicamente os mesmos problemas, porém a finalidade da invasão é que pode mudar. Espionagem industrial, sequestro de dados, roubo, bloqueio de acesso ao sistema, não são problemas aplicados apenas a grandes indústrias. Qualquer empresa pode sofrer com este tipo de ataques. 

Ao contratar uma empresa especializada em cibersegurança, você terá todo o sistema mapeado. Eles encontrarão as principais fraquezas e irão instituir um protocolo de segurança para que possam impedir ataques futuros. Proteja o seu empreendimento, solicite seu orçamento na Manager One.