Hoje, o Google anunciou o lançamento de seu piloto do BIMI (Brand Indicators of Message Identification) no Gmail, uma especificação de email desenvolvida pelo AuthIndicators Working Group que permite a exibição do logotipo da marca em emails autenticados.

O grupo de trabalho AuthIndicators está empolgado com o fato de o Gmail estar ajudando a impulsionar a especificação. Nas próximas semanas, os pilotos do BIMI estarão ativos no Google e na Verizon Media; no próximo ano, pilotos adicionais começarão em outros grandes fornecedores de caixas de correio. É digna de nota a inclusão de Certificados de marca verificada (VMC) como um requisito no piloto do Gmail. As VMCs são o nível mais alto de verificação definido na especificação BIMI e ajudam a reduzir o risco de falsificação, verificando se os remetentes possuem o logotipo que estão transmitindo. Embora o Gmail seja o primeiro a testar o VMC, espera-se que esse componente receba ampla adoção entre os provedores de caixas de correio.

O BIMI fornece um método padronizado para publicar um logotipo no DNS para uso juntamente com os emails recebidos e permite que os proprietários de domínios sugiram que uma imagem específica seja exibida.

A principal motivação do Gmail para o piloto com o BIMI é fortalecer o ecossistema de email, aumentando a adoção de autenticação forte por meio do DMARC. Isso está alinhado com a missão AuthIndicators. O BIMI incentiva os remetentes de email a fortalecer sua postura de segurança, protegendo seus domínios contra falsificação, diminuindo a probabilidade de phishing e aumentando a confiabilidade e segurança do email para todos os usuários. Esse incentivo é a exibição do logotipo, que enriquece a caixa de entrada e aumenta o envolvimento do consumidor.

O objetivo final do BIMI é estender a adoção do DMARC em execução, em escala global, a fim de aumentar a segurança e a confiança de um ecossistema de e-mail aberto, baseado em padrões, usado regularmente por mais da metade da população humana do planeta. O piloto do Gmail leva o BIMI a um novo e emocionante estágio, e os próximos meses serão uma demonstração crítica da especificação no mundo real.

O BIMI requer:

Aplicação da DMARC

A política da DMARC deve estar em vigor no domínio organizacional, o que significa que a política deve ser ‘p = quarentena’ ou ‘p = rejeitar’, sem sp = none ou um pct = menor que 100.

Um certificado de marca verificada (certificado BIMI) para o logotipo

Existem VMCs para validar a propriedade do logotipo de uma organização; os certificados são baseados em marcas registradas do logotipo / imagem. Os VMCs serão emitidos por duas autoridades de certificação qualificadas pelo BIMI – Entrust DataCard e DigiCert.

O grupo de trabalho AuthIndicators espera que os VMCs se tornem um requisito mais difundido em todas as caixas de correio que exibem logotipos BIMI, não apenas no piloto do Gmail, e esteja trabalhando para torná-los mais acessíveis.

A projeção a longo prazo é que isso levará a um aumento significativo na adoção do DMARC. Os benefícios de segurança e proteção estabelecidos, juntamente com os novos benefícios diretos para o canal de email marketing, são tangíveis tanto para ESPs quanto para profissionais de marketing de marca. Como os ESPs são a principal fonte de email comercial, essas são notícias particularmente interessantes para eles e seus clientes. Como recompensa pela proteção de seus domínios, as marcas poderão aproveitar os logotipos para melhorar o engajamento e as conversões nos fluxos de correio implantados por meio do ESP. A convergência entre o desempenho e a integridade do ecossistema de email é inovadora!

O grupo de trabalho BIMI é formado por Fastmail, Google, LinkedIn, Twilio SendGrid, Validity, Valimail e Verizon Media, além de muitos colaboradores apaixonados e com profunda experiência no setor, os quais contribuíram com tempo e recursos significativos para o desenvolvimento, teste , evangelizar e implantar esse padrão.

Para se preparar para a ampla adoção do BIMI, incentivamos as organizações a iniciar a jornada de habilitar o DMARC hoje. Para informações adicionais sobre a implementação do BIMI, consulte a equipe MANAGERONE.

Veja também nossos outros artigos sobre o protocolo BIMI: O que é o protocolo BIMI? e Protocolo BIMI e os benefícios para o Marketing.