Além de todos os males na saúde e na economia, o novo Coronavírus aumentará o número de funcionários em home office e consequentemente os cyber ataques.

 

Enquanto o mundo todo está focado no combate ao Covid-19, muitos funcionários já estão trabalhando remotamente, acelerando a tendência das empresas na adesão do trabalho home office. Nesse cenário, empresas e funcionários precisam tomar o máximo cuidado para se proteger, bem como as informações confidenciais da empresa.

Aqui estão algumas dicas que os empregadores e funcionários devem ter em mente para minimizar o risco:

 

COMO MINIMIZAR OS RISCOS DE CYBER ATAQUES DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

 

PARA FUNCIONÁRIOS

 

Seja extremamente vigilante com os e-mails phishing

Os cibercriminosos adoram uma crise. Esteja atento aos emails phishing criados para motivá-lo a clicar na melhor e mais recente oferta relacionada à proteção contra coronavírus, ou com instruções urgentes do seu chefe que está ausente do escritório, tudo com a intenção de fazer o download inconsciente de malware para seu dispositivo e os sistemas da empresa.

As últimas semanas trouxeram um aumento considerável nos golpes de phishing em servidores cloud de email (onde as contas do Office 365 ou do G Suíte são invadidas por email phishing, e o hacker envia faturas fraudulentas supostamente de fornecedores legítimos).

 

Pratique a boa higiene cibernética

Verifique se os seus dispositivos estão atualizados com a proteção antivírus e se você está usando conexões seguras e conhecidas. Evite a tentação de usar o Bluetooth em um local público – é uma maneira fácil de os hackers se conectarem ao seu dispositivo. Use a autenticação multifator em todas as contas para as quais está disponível. Siga as diretrizes da empresa sobre o uso da Internet e o uso do seu próprio dispositivo.

 

Use apenas WiFi seguro

Trabalhe apenas em conexões de Internet seguras e protegidas por senha. Se você precisar usar o Wi-Fi público, verifique com o proprietário se a rede à qual você está se conectando é uma rede legítima e segura por uma senha. Evite acessar informações confidenciais em uma rede de wi-fi pública. Os hackers tentarão enganá-lo imitando o nome de uma rede segura. Portanto, observe com atenção e verifique se a rede em que você está conectando é legítima. Caso contrário, você pode dar ao hacker controle e acesso a tudo o que faz na internet.

 

Relatar dispositivos perdidos ou roubados imediatamente

O trabalho “home office” aumenta o potencial de perda ou roubo de seus dispositivos. Caso tenha um dispositivo perdido ou roubado, avise imediatamente o pessoal de segurança da informação de sua empresa para minimizar o risco de fraude.

 

PARA EMPRESAS

 

Garanta proteção a seus funcionários contra ataques de phishing

Habilite a autenticação multifator em todas as contas que você controla e mantenha a segurança na entrada e saída de seus e-mails. 

Se você tiver alguma dúvida sobre como se proteger contra e-mail phishing, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre nossa proteção 360º com OnDMARC e OnINBOX.

 

Gerencie seus dispositivos para o trabalho “home office”

Se você possui pessoal que esteja trabalhando remotamente, garanta que todos os seus dispositivos e informações confidenciais estejam seguras. Implemente ferramentas de gestão nos dispositivos (smartphones, tablets, notebooks, etc) de sua empresa que estejam em posse dos funcionários, garantindo que possa acessá-los, controlá-los e rastreá-los remotamente. Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça o SOTI MobiControl, uma plataforma de gestão de dispositivos que é indispensável para o atual cenário.

 

Informações confidenciais ainda são confidenciais

Lembre os funcionários que usem o mesmo cuidado ou mais com informações confidenciais como usariam se estivessem no escritório. O email pessoal não deve ser usado para nenhum negócio da empresa, e os funcionários precisam acompanhar o que estão imprimindo em casa. Com o SOTI MobiControl (www.managerone.com.br/soti-mobicontrol) a sua empresa poderá realizar políticas de senhas, gestão de e-mail corporativo e bloqueios contra vazamento de dados.

 

Lembre os funcionários para não usarem laptops pessoais no trabalho

Peça aos seus funcionários que usem os dispositivos fornecidos pela empresa ou entre em contato com o pessoal de segurança da informação se não tiver certeza sobre o equipamento que está usando. O uso de dispositivos pessoais cria problemas relacionados à preservação de documentos e aumenta o risco. Além disso, o software que alimenta alguns equipamentos domésticos pode estar meses ou até anos desatualizados.

 

Atualize seus contatos de emergência

Verifique se a sua empresa possui uma maneira de comunicação para entrar em contato com todos os funcionários. Seja um número de telefone celular ou outra maneira de entrar em contato com o funcionário fora dos sistemas da empresa. Dessa forma, se sua empresa for vítima de um ataque (malware, DDoS ou outro tipo), você poderá se comunicar com seus funcionários.