O termo cibersegurança denomina a segurança desenvolvida para arquivos armazenados na rede de internet.

É quase impossível imaginar uma empresa em 2020 que não utilize a internet como apoio para o seu negócio. Para receber e enviar informações, armazenar dados, documentos e desenvolver as ações mais rotineiras do dia a dia. O número de pessoas conectadas é cada vez maior, e os criminosos já perceberam isso. 

Com a tecnologia mais acessível, surgiu uma nova onda de crimes, totalmente feitos em ambiente virtual, sem que o responsável precise sequer sair de onde está, são os crimes cibernéticos. 

O grande problema é que a revolução digital aconteceu em uma velocidade vertiginosa e não tivemos tempo de nos preparar e prever todos estes problemas com segurança que viriam a surgir, com centenas de hackers atacando sistemas para roubar informações e com isso cometer mais crimes, tornando todo o processo muito mais lucrativo, rápido e fácil. 

Quando as empresas se deram conta do que estava acontecendo, começaram a investir pesado em profissionais que construíssem protocolos de segurança para evitar ao máximo todas estas tentativas de crimes que se tornaram cada vez mais frequentes. 

 

E foi assim que surgiu a cibersegurança

Com o objetivo de facilitar o acesso a tecnologias e a sistemas que prevenissem essas situações, foram criadas empresas especializadas em desenvolver soluções de segurança para rede de dados cada vez mais personalizados de acordo com o ramo de atuação e modo de armazenamento das informações.

A chamada cibersegurança hoje pode ser adquirida com rapidez e praticidade, levando ao alcance de milhares de empresas, profissionais capacitados e os mais avançados protocolos de segurança para manter a salvo bilhões de informações que circulam diariamente por meio da internet. 

Quantas vezes você já ouviu que um documento foi clonado sem que a pessoa o perdesse e acabasse com dívidas em seu nome? Esta é só a ponta do iceberg. E para que todas as empresas lidem com o armazenamento de dados com seriedade, surgiu a lei nº 13.709 que restringe o acesso a dados pessoais e institui penalidades altas para falhas em sistemas de segurança. A lei se tornará vigente a partir de Janeiro de 2021, mas é importante adequar a sua empresa já para não correr o risco de cometer uma infração.

Outro artifício criado para resguardar clientes de terem seus dados utilizados de forma ilícita é a resolução Nº4.658 que obriga instituições financeiras a adotar protocolos de segurança mais rígidos para informações sensíveis. 

Como você pode ver, a cibersegurança é uma tendência que veio para ficar. A adoção de sistemas seguros nada mais é do que a garantia de sobrevivência de centenas de empresas que precisarão se adequar aos riscos que o ambiente digital produz. 

 

Ainda não garantiu a segurança dos dados na sua empresa?

Escolha quem realmente entende sobre cibersegurança. A Manager One possui a solução certa para proteger você e seus clientes. Conheça todos os nossos produtos e serviços e não fique nem mais um dia desprotegido.