Além do risco à nossa saúde, a pandemia de COVID-19 trouxe um alerta para a segurança cibernética. 

Você sabia que somente no primeiro semestre de 2020, os ataques a sistemas bancários subiram 238%? Os dados são preocupantes e refletem as consequências de levar o escritório para casa sem que haja tempo suficiente para se preparar e proteger informações sensíveis. Foi literalmente da noite para o dia que precisamos nos adaptar a um cenário extremamente restrito onde quase tudo deveria ser feito por internet, e de dentro de casa. 

De compras no supermercado e farmácia ao trabalho, o mundo nunca esteve tão conectado. Com o distanciamento social, muitas pessoas que ainda não tinham tanta intimidade com o mundo online, precisaram criar contas e acessar os mais diversos aplicativos para viver no novo normal. E isso trouxe uma grande oportunidade para que hackers cometessem uma onda impensável de crimes cibernéticos, afetando centenas de pessoas e empresas. 

Quais são os principais crimes cibernéticos para ficar de olho durante e após a pandemia?

Scareware: Este ataque chega como notificações falsas de um antivírus informando que o seu dispositivo foi infectado e precisa de uma atualização no programa para poder retirar os vírus supostamente instalados. Uma vez que você baixa o arquivo e instala, ele irá se apropriar de senhas e dados importantes. 

Ransomware: Este vírus basicamente sequestra o seu computador, bloqueando o acesso ao proprietário e se apoderando de todas as informações que ele possui. Normalmente os hackers que usam este ataque pretendem cobrar um valor de resgate para que você volte a ter acesso a essas informações. Por isso sempre tenha um backup. 

DNS Cache Poisoning: Este recurso faz com que o criminoso infecte o DNS do computador, levando o usuário a um site infectado ao invés de acessar o endereço originalmente pretendido. 

Phising: Você provavelmente já ouviu falar deste ataque. Ele é mais comum em e-mails onde o hacker utiliza de iscas para que o usuário clique e forneça dados valiosos como senhas bancárias, fotos e documentos pessoais. 

Os cibercrimonosos são extremamente ardilosos e criam novas formas de roubar informações todos os dias. Por isso é essencial que você mantenha as informações da sua empresa sempre a salvo de pessoas com más intenções. Invista na segurança do seu sistema com Manager One.