Saiba como funcionam os filtros anti-spam nos e-mails.

O e-mail é uma das ferramentas de comunicação de melhor custo-benefício, e por esse motivo é utilizado pela grande maioria das empresas no mundo todo. Mas nem todos os anunciantes obedecem as boas práticas para o uso do e-mail como ferramenta de marketing, e por isso os e-mails indesejados ou maliciosos receberam o nome de spam.

MAS VOCÊ SABE DE ONDE VEM O TERMO SPAM?

Spam é uma abreviação de Spiced Ham, um presunto temperado enlatado muito popular na Inglaterra e nos Estados Unidos. 

Na década de 70, um esquete de humor do grupo Monty Python ficou famoso mostrando um restaurante que servia todos os pratos com o spam. Os clientes irritavam a dona do estabelecimento cantando: spam, spam, spam, lovely spam, wonderful spam!

Com a popularização dos e-mails, os programadores passaram a chamar a comunicação indesejada de spam, fazendo analogia a algo chato e empurrado para os clientes.

ANTI-SPAM

Com a proliferação de e-mails com conteúdo indesejado, os provedores de internet passaram a desenvolver sistemas anti-spam, com o objetivo de filtrar o conteúdo e bloquear a comunicação indesejada.

Desde então, os filtros anti-spam vêm se tornando cada vez mais eficientes. Eles funcionam com regras que identificam e separam os e-mails desejados, que são enviados para a caixa de entrada do usuário, e os indesejados, que são enviados para a caixa de spam.

Algumas das regras mais comuns são:

FILTRO DE ENDEREÇOS: Os filtros já identificam domínios e servidores de e-mail que são utilizados apenas para envios de spam, através da marcação de spam de vários usuários.

FILTRO DE IP: Quando um usuário marca um e-mail como spam, o provedor de e-mail pode também identificar o IP do remetente como spammer. Assim, mesmo que ele utilize outro endereço de remetente no mesmo IP, será identificado como spam.

FILTRO DE PALAVRAS: Algumas palavras-chave usadas no assunto e no corpo do e-mail já são um alerta de spam. Geralmente são palavras relacionadas à venda de remédios online, ou com termos muito apelativos promocionalmente.

FILTRO DE LINKS: Os e-mails que contêm links para levar o usuário a outra página para roubar informações importantes (phishing), também são identificados pelos filtros anti-spam. 

PROTEJA SEU E-MAIL COM O OnDMARC 

O OnDMARC é um sistema de segurança de e-mail para configurar de forma rápida e fácil o DMARC, que é o protocolo de segurança robusto e complexo criado para prevenir os ataques cibernéticos.

Com o OnDMARC é possível:

  • Bloquear automaticamente e-mails maliciosos;
  • Aumentar a capacidade de entrega de e-mails autorizados;
  • Proteger a reputação da sua marca.

Saiba mais aqui: https://www.managerone.com.br/ondmarc/

Fontes:

https://resultadosdigitais.com.br/blog/filtros-anti-spam-como-funcionam-e-como-vence-los/

https://www.tecmundo.com.br/antivirus/2407-como-funcionam-os-sistemas-anti-spam.htm