Antivírus são ferramentas supostamente confiáveis. Ou pelo menos eram.

Mais uma eleição norte-americana se passou e com ela, novos escândalos sobre tentativas de invasão a computadores de candidatos. Dessa vez, os hackers foram ainda mais engenhosos e decidiram usar uma ferramenta fundamental em qualquer computador para atacar, os antivírus. 

 

Como hackers utilizaram antivírus adulterados?

Joe Biden e Donald Trupm já tinham sido alertados que estavam na mira de uma organização criminosa pelo Google, porém eles não esperavam que o ataque fosse feito dessa forma. O grupo conhecido por APT31 se uniu a outro conhecido pelo nome APT35 e inseriu um vírus no software do McAfee. Depois, encaminharam e-mails para os alvos, informando a respeito de uma suposta atualização que deveria ser feito no programa antivírus. 

Ao suspeitarem da mensagem recebida, os alvos não instalaram o programa, porém, caso tivessem prosseguido com a atualização, os hackers passariam a ter acesso total às máquinas, acessando todos os dados contidos nelas. A tática utilizada por eles é conhecida como phishingAlém dessa manobra, os grupos pertencentes ao Irã e China também criaram canais falsos no Youtube, exibindo anúncios com o objetivo de prejudicar a imagem dos candidatos, exibindo notícias falsas. 

 

Qualquer organização pode ser vítima dessa tática?

Sim. Basta que um hacker ou pessoa tenha interesse nos dados armazenados pela sua empresa e solicite a um criminoso com os conhecimentos necessários, que faça um ataque parecido. Por isso é tão importante estabelecer protocolos de segurança na sua empresa, treinando funcionários e instalando ferramentas que possam proteger possíveis ataques via e-mail. A ferramenta é utilizada diariamente por milhares de companhias e essa tática pode causar prejuízos incalculáveis à sua empresa. 

 

Você já ouviu falar do ONDMARC?

É uma plataforma de segurança oferecida pela Manager One baseado nas diretrizes do protocolo DMARC que tem como objetivo, proteger a sua empresa de e-mails maliciosos que podem prejudicar seus clientes ou a sua organização.

Como parte dos recursos está o escaneamento de mensagens (sem que ocorra a leitura do conteúdo), que identifica se são legítimas, atuando como um verdadeiro filtro e garantindo que sua organização, clientes e parceiros de negócio, somente recebam e-mails legítimos enviados pela sua empresa. Saiba mais sobre o ONDMARC e outros produtos de segurança da Manager One e proteja a sua empresa agora mesmo!